O Googleplex, sede do Google em Mountain View, na Califórnia, tem mais de 10.000 funcionários (!), portanto, é formado por vários edifícios. Pra se deslocar de um prédio para o outro, eles usam as Gbikes, pelas quais é difícil não se apaixonar perdidamente e à primeira vista. Isso vale tanto pra gente que espia aqui de fora quanto pro pessoal que trabalha lá e tem o prazer de ir até uma reunião no prédio do lado pedalando uma dessas magrelas coloridas. Eles confessam que adoram!

As Gbikes ganharam em 2012 uma atualização de layout e já estão na terceira geração. O novo modelo foi definido no melhor estilo Google de fazer as coisas: lançando um concurso entre os engenheiros da empresa para desenhar uma bicicleta que fosse fácil e barata para produzir e confortável e segura para pedalar. Os próprios googlers (como são chamados os funcionários) fizeram uma votação para escolher o modelo vencedor, que foi esse aqui:








Não é a tradução da própria marca da empresa em objeto? Sem dúvida esse é um bom trabalho de identidade visual, mas talvez você se questione sobre as inovações, traço marcante na essência do Google. O novo modelo de Gbikes até que é bem tradicional, com ares de bicicleta retrô. Entre os projetos inscritos no concurso, haviam os mais diferentes tipos de bicicletas, inclusive algumas engenhocas mirabolantes. A própria equipe que desenvolveu a bicicleta vencedora contou que tentou combinar materiais diferentes, implementar mecanismos novos de freios e marchas e até pensar em uma roda que não usasse ar nos pneus, mas o conforto para pedalar acabava sempre prejudicado. O bom e velho design dos modelos que trazem o conceito de bicicleta como a conhecemos hoje datam de 1885 e passaram por alterações pouco significativas de lá pra cá. 

Me veio à mente uma citação que passou pelos meus olhos há algum tempo, de autor desconhecido, e que agora faz ainda mais sentido: 
It would not be at all strange if history came to the conclusion that the perfection of the bicycle was the greatest incident of the nineteenth century.
Não seria nada estranho se a história concluísse que a perfeição da bicicleta foi o melhor acontecimento do século XIX.


Confesso que eu gostava mais da Gbike da segunda geração, utilizada nos últimos dois anos, por causa da aparência de brinquedo e pelo design que parecia traduzir melhor a sensação da marca, mas esse modelo perdia pontos com o pessoal mais alto, que achava as bicicletinhas desconfortáveis.








A primeira Gbike lançada pelo Google era quase toda azul e trazia uma bandeirinha laranja (que deve ter se desgastado com o tempo e sido aos poucos abandonada). Bem bonita também, mas dá pra ver que a ideia de trabalhar com todas cores do logo fez toda a diferença nos projetos seguintes, né?







O legal dessa história toda é pensar que a bicicleta, veículo tão simples e acessível, está marcando presença dentro de grandes empresas que são sinônimo de futuro e tecnologia. Empresas como Mozilla, Foursquare e outras também estão implementando diferentes programas para encorajar seus funcionários a utilizá-las. Mesmo no mundo dos negócios digitais, parece que o futuro é analógico.




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